segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Lamborghini Silhouette



A fortuna de Lamborghini estava se esvaindo no meio dos anos 70. O Lamborghini Urraco foi um projeto custoso e a empresa não estava fazendo negócios de nenhum tipo para sequer pensar em um substituto. Mas talvez o Lamborghini Urraco pudesse ser redesenhado a baixo custo para se tornar mais vendável. Santa Agata pediu a Bertone para fazer exatamente isso e o resultado estreou no Salão de Genebra em 1976 como o Lamborghini Silhouette.

O Silhouette estreou como um Urraco redesenhado mas com diferenças marcantes. A idéia era criar um carro mais favorável ao comprador para combater as vendas ruins da Lamborghini



Mesmo reconhecidamente um Urraco, o Lamborghini Silhouette era obviamente diferente. A diferença mais visível era a nova configuração estilo targa, fazendo desse Lamborghini o primeiro modelo de produção aberto. A mudança do modelo 2 + 2 para outro de dois lugares era menos aparente. Para completar a reestilização de Bertone havia arcos de rodas com superfície plana, um nariz quadrado e uma saia dianteira mais profunda incorporando um duto de ar para o radiador de óleo e entradas de ar para os freios dianteiros, tudo com rodas de magnésio de 15 pol. de diâmetro (vistas pela primeira vez no modelo de exposição Bravo, de 1984) com modernos pneus de alto desempenho Pirelli P7. Uma gaiola de segurança foi construída na parte detrás do teto para reforço e a linha do teto foi redesenhada de fastback para "tunnelback", ou vidro traseiro que pode ser levantado. Havia um novo painel, mais ergonômico, no interior. A parte removível do teto podia ser facilmente guardada atrás dos bancos.

Embaixo de tudo estava a familiar estrutura da carroceria/chassi do Lamborghini Urraco como foi usada no modelo P300, adequadamente reforçada para um modelo conversível. O trem de força também era o mesmo, com potência de 265 cv do motor V8 com quatro comandos de válvulas tanto no formato europeu quanto no americano.

Com tudo isso, o Lamborghini Silhouette era tão rápido quanto o Lamborghini Urraco de 3 litros e tinha a mesma excelente dirigibilidade na estrada. E com o bônus da diversão de um conversível, ele deveria ter vendido muito bem.

Mas não vendeu e não é tão difícil de achar os motivos. Em primeiro lugar, o Lamborghini Silhouette herdou não somente algumas das falhas do projeto do Urraco, como também a sua reputação de acabamento indiferente e confiabilidade questionável. Em segundo lugar, ele também teve reação de cautela por parte dos consumidores porque os problemas financeiros e gerenciais da Lamborghini não haviam encerrado.

O interior do Silhouette tinha um painel mais ergonômico que o
do Uracco e espaço suficiente atrás dos bancos para o teto removível



Um terceiro motivo fluía do segundo. Nessa época, a Lamborghini simplesmente não estava apta a certificar carros para o mercado onde eles venderiam melhor: o dos Estados Unidos. Na realidade, exceto para importações do mercado negro, Santa Agata estaria ausente dos Estados Unidos de 1972 até 1982.

Assim, para o espanto de muitos, o Lamborghini Silhouette desapareceu depois de apenas dois anos e meros 54 exemplares. Apenas alguns foram para os Estados Unidos.

Mas a derrota de hoje normalmente contém as sementes do sucesso de amanhã e, de fato, ele chegou. Depois de alguns anos bem magros na desaceleração econômica no início dos anos 1980, a Lamborghini conseguiu ainda mais uma evolução do seu motor V8 GT central, o Jalpa. Além da demanda continua pela Lamborghini Countach de baixo volume de produção, ela sustentou Santa Agata até que a salvação real chegou em 1987 com uma tomada completa pela renascida Chrysler Corporation.



The richness of Lamborghini was if esvaindo in the way them years 70. The Lamborghini Urraco was a custoso project and the company was not making businesses of no type at least to think about a substitute. Perhaps but the Lamborghini Urraco could be redesigned the low cost to become more salable. Agata saint asked for the Bertone to make this accurately and the result estreou in the Hall of Geneva in 1976 as the Lamborghini Silhouette. The Silhouette estreou as a Urraco redesigned but with marcantes differences. The idea was to create an car more favorable to the purchaser to fight the bad sales of the Lamborghini Exactly admittedly a Urraco, the Lamborghini Silhouette was obviously different. The difference most visible was the new configuration style targa, making of this Lamborghini the first model of open production. The change of the model 2 + 2 for another one of two places was less apparent. To complete the reestilização of Bertone it had arcs of wheels with plain surface, a squared nose and deeper a front skirt incorporating a air duct for the oil radiator and air inlets for the front brakes, everything with 15 magnesium wheels of pol. of diameter (seen for the first time in the Brave model of exposition, 1984) with modern tires of high performance Pirelli P7. A security bird cage was constructed in the part detrás of the ceiling for reinforcement and the line of the ceiling was redesigned of fastback for " tunnelback" , or back glass that can be raised. It had a new panel, more ergonomic, in the interior. The removable part of the ceiling could easily be kept behind the banks. Under of everything it was the familiar structure of would carroceria/chassis of the Lamborghini Urraco as she was used in the P300 model, adequately strengthened for a convertible model. The force train also was the same, with power of 265 cv of the V8 engine with four commands of valves in such a way in the European format how much in the American. With everything this, the Lamborghini Silhouette was so fast how much the Lamborghini Urraco of 3 liters and had same the excellent driven by power in the road. E with the bond of the diversion of a convertible one, it must have very vendido well. But it did not vendeu and it is not so difficult to find the reasons. In first place, the Lamborghini Silhouette not only inherited some of the imperfections of the project of the Urraco, as well as its reputation of indifferent finishing and questionable trustworthiness. In according to place, it also it had reaction of caution on the part of the consumers because the financial and managemental problems of the Lamborghini had not locked up. The interior of the Silhouette had a panel more ergonomic than of the Uracco and enough space behind the banks for the removable ceiling One third reason fluía of as. At this time, the Lamborghini simply was not apt to certify cars for the market where they would venderiam better: of the United States. In the reality, except for importation of the black market, Agata Saint it would be absent of the United States of 1972 up to 1982. Thus, for the astonishment of many, the Lamborghini Silhouette disappeared after only two years and mere 54 units. But some had been for the United States. But the defeat of today normally contains the seeds of the success of tomorrow e, in fact, it arrived. After some well lean years in the economic deceleration at the beginning of years 1980, the Lamborghini still more obtained an evolution of its engine central V8 GT, the Jalpa. Beyond the demand it continues for the Lamborghini Countach of low volume of production, it supported Agata Saint until the real salvation arrived in 1987 with a complete taking for the renascida Chrysler Corporation.

Nenhum comentário: