segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Lamborghini 350 GT/ 400 GT



Os Lamborghinis 350 GT e 400 GT não começaram como um sonho para consumidores irados. Lembra daquele sujeito resmungando tanto do seu Ferrari que decidiu construir o seu próprio carro? O seu nome era Ferruccio Lamborghini e, em 1962, ele começaria a escrever a história automobilística moderna. Assim começa a história do Lamborghini 350 GT.

Apesar de similar na aparência, o Lamborghini 400 GT, que estreou em 1966, não tinha muito em comum com o antecessor, o Lamborghini 350 GT



Como foi dono dos melhores Ferraris modernos, Lamborghini decidiu que poderia fazer um carro melhor que os veículos do Commendatore. E possuindo uma considerável fortuna construindo tratores especiais e aquecedores domésticos, ele certamente tinha os recursos para tentar.

Mas Ferruccio não estava para brincadeira. Para ele, carros de alto desempenho eram coisa séria. Sendo assim, ele investiu em uma novíssima fábrica em Santa Agata, próximo a Bolonha ― ou Modena ― no coração da terra dos supercarros italianos.

Lamborghini sabia o que queria mas não conseguiria projetá-lo sozinho e, para isso, ele contratou Giotto Bizzarrini, o respeitado engenheiro freelancer que já tinha deixado sua marca na Ferrari e estava trabalhando em novos projetos para a Iso em Milão. O sonho de Ferruccio era um cupê de dois lugares com o maior número de componentes exclusivos possível. Em particular, ele estava determinado a construir seus próprios motores, desprezando o fato de a Iso usar motores Chevrolet prontos.

Bizzarrini rapidamente desenvolveu um motor V12 com quatro comandos de válvulas e ângulo de 60 graus, um projeto que ele estava criando há algum tempo, e também começou a desenvolver um chassi de motor dianteiro com clássica suspensão totalmente independente através de braços triangulares superpostos e molas helicoidais em cada canto. Freios a disco Girling servoassistidos seriam usados em todas as rodas. A direção seria da ZF, do tipo setor e sem–fim com esferas recirculantes.

No início de 1963, Lamborghini contratou o jovem Giampaolo Dallara para supervisionar a construção do protótipo ― e para ser presidente da Automobili Ferruccio Lamborghini S.p.A. Foi uma ótima escolha, pois Dallara não era apenas um “ex-Ferrari”, mas também um “ex-Maserati”, portanto suas credenciais ― e credibilidade ― em supercarros eram excelentes.

O primeiro motor estava funcionando em meados de 1963. Ele foi então montado com um câmbio ZF de 5 marchas e instalado em um protótipo chamado 350 GTV, apresentado no salão de Turim em novembro. Projetado pelo ex-Bertone Franco Scaglione e construído pela Carrozzeria Sargiotto, de Turim, ele parecia meio espalhafatoso (mesmo com os faróis retráteis) e era aparentemente inspirado no Aston Martin DB4GT Zagato e no Jaguar E-Type cupê (veja entradas).

Quando a produção começou em março de 1964, a Touring de Milão tinha arredondado as linhas angulares do protótipo, simplificado imensamente a traseira e trocado os faróis retráteis e “boca” da entrada de ar por faróis ovais “olho de sapo” expostos e uma grade convencional. O resultado estreou no Salão de Genebra naquele mesmo mês como o 350 GT. Enquanto isso, o V12 foi equipado com seis carburadores Weber horizontais (o GTV tinha Webers verticais) e sua potência era de 280 cv, e a nova fábrica estava pronta para produzir os dois motores e o chassis tubulares de aço.

O interior de toda a linha Lamborghini GT é similar, com os 350
e os 400 possuindo volante de três raios e um formidável painel de instrumentos


Somente 13 Lamborghinis foram construídos em 1964, mas a demanda cresceu rapidamente com os rumores do excelente motor do Lamborghini 350 GT, excelentes dirigibilidade e estabilidade e altíssimo desempenho (mais de 240 km/h de velocidade máxima). Nos dois anos seguintes, o volume aumentou para 120 unidades, todas cupês semi-hatch exceto algumas conversíveis construídas pela Touring e uma especial com estilo da Zagato.

Em 1966, o Lamborghini 350 GT ganhou um parceiro de corrida chamado Lamborghini 400 GT. Ele tinha motor V12 de 4 litros, como o nome sugeria, e 320 cv, o suficiente para aumentar a velocidade máxima para quase 260 km/h. Também possuía o primeiro câmbio e diferencial projetados por Dallara. Ferruccio ficou sério.

A Touring mudou a aparência para que o Lamborghini 400 GT fosse um pouco diferente do Lamborghini 350 GT, mas não compartilhavam os mesmos painéis. Para facilitar a identificação externa havia quatro faróis circulares, um vidro traseiro menor e o aumento da altura do teto para garantir mais espaço interno.

Como antes, havia um par de pequenos bancos individuais na parte de trás, e as brochuras otimisticamente o classificavam como 400 GT tipo 2 + 2 . Por baixo, um único tanque de combustível grande substituiu o par de tanques menores dos 350. Só para complicar as coisas, nesse ínterim houve também um 350 GT com motor 4-litros em 1965 e começo de 1966.

No geral, essa primeira geração de Lamborghinis representou um começo promissor para uma nova marca. Conforme a revista Road & Track avisou na época: “Cuidado, Ferrari!”. O 350 GT continuou sendo produzido durante 1967, mas os 400 GT continuaram até 1968, quando foram substituídos por uma versão remodelada chamada de Islero. O volume de produção estava bem abaixo da Ferrari, mas Ferruccio tinha menos modelos e seus gastos não eram altos.

Na verdade, a Lamborghini veio do nada incrivelmente rápido para ameaçar verdadeiramente o desempenho e prestígio do “ cavalinho rampante”. Para piorar as coisas para Maranello, modelos novos estavam esperando para tornar esta ameaça ainda mais séria. O touro bravo tinha chegado.


The Lamborghinis 350 GT and 400 GT had not started as a dream for irados consumers. It remembers that citizen muttering of its Ferrari in such a way that decided to construct its proper car? Its name was Ferruccio Lamborghini and, in 1962, it would start to write modern automobile history. Thus 350 GT start the history of the Lamborghini. Although similar in the appearance, the Lamborghini 400 GT, that estreou in 1966, did not have very in common with the predecessor, the Lamborghini 350 GT As he was owner of best the Ferraris modern, Lamborghini decided that it could make a better car that the vehicles of the Commendatore. E possessing a considerable richness constructing tractor special and domestic heaters, it certainly had the resources to try. But Ferruccio was not for trick. For it, cars of high performance was serious thing. Being thus, it invested in a latest plant in Agata Saint, next Bologna - or Modena - in the heart to the land of the Italian supercars. Lamborghini wise person what it wanted but would not obtain to project it alone e, for this, it contracted Giotto Bizzarrini, the respected engineer to freelancer that already its mark in the Ferrari had left and was working in new projects for the Iso in Milan. The dream of Ferruccio was one cupê of two places with the biggest number of exclusive components possible. In particular, it was determined to construct to its proper engines, disdaining the fact of the Iso to use ready Chevrolet engines. Bizzarrini quickly developed a V12 engine with four commands of valves and angle of 60 degrees, a project that it was creating has some time, and also it started to develop a chassis of front engine with classic total independent suspension through triangular arms superranks and helical springs in each I sing. Servoassistidos brakes the Girling record would be used in all the wheels. The direction would be of the ZF, the type sector and without-end with recirculantes spheres. At the beginning of 1963, Lamborghini contracted the young Giampaolo Dallara to supervise the construction of the archetype - and to be president of the Automobili Ferruccio Lamborghini S.p.A. It was an excellent choice, therefore Dallara was not only one “formerones”, but also a “formerones”, therefore its credentials - and credibility - in supercars were excellent. The first engine was functioning in 1963 middle. It then was mounted with one exchange the ZF of 5 marches and installed in a called archetype 350 GTV, presented in the hall of Turim in November. Projected for the former-Bertone Scaglione Franc and constructed by the Carrozzeria Sargiotto, of Turim, it he seemed half espalhafatoso (exactly with the lighthouses you portray) and was pparently inspired in the Aston Martin DB4GT Zagato and the E-Type Jaguar cupê (he sees entered). When the production started in March of 1964, the Touring of Milan had rounded off the angular lines of the archetype, simplified immensely the back and changed the lighthouses you portray and “mouth” of the air inlet for oval lighthouses “eye of frog” displayed and a grating conventional. The result exactly estreou in the Hall of Geneva in that one month as the 350 GT. Meanwhile, the V12 was equipped with six horizontal Weber carburetors (the vertical GTV had Webers) and its power was of 280 cv, and the new plant was ready to produce the two engines and the tubular chassis of steel. The interior of all the line Lamborghini GT is similar, with the 350 e 400 possessing the projecting one of three rays and a formidable panel of instruments 13 Lamborghinis had only been constructed in 1964, but the demand quickly grew with the rumors of the excellent engine of the Lamborghini 350 GT, excellent driven by power and stability and highest performance (more than 240 km/h of maximum speed). In the two following years, the volume increased for 120 units, all cupês half-Hatch except some convertible ones constructed by the Touring and a special one with style of the Zagato. In 1966, the Lamborghini 350 GT gained a partner of race called Lamborghini 400 GT. It had V12 engine of 4 liters, as the name suggested, and 320 cv, the sufficient to almost increase the maximum speed for 260 km/h. Also possuía the first projected exchange and differential for Dallara. Ferruccio was serious. The Touring changed the appearance so that the Lamborghini 400 GT was a little different of the Lamborghini 350 GT, but did not share the same panels. To facilitate the external identification it had four circular lighthouses, a lesser back glass and the increase of the height of the ceiling to guarantee more internal space. As before, it had a pair of small individual banks in the behind part, and the paperbacks classified otimisticamente it as 400 GT type 2 + 2. Underneath, an only great fuel tank substituted the pair of lesser tanks of the 350. To only complicate the things, in this meantime it also had one 350 GT with engine 4-liters in 1965 and start of 1966. In the generality, this first generation of Lamborghinis represented a promising start for a new mark. As the Road magazine & Track informed at the time: “Well-taken care of, Ferrari”. The 350 GT continued being produced during 1967, but the 400 GT had continued up to 1968, when they had been substituted by a remodelled version called Islero. The volume of production was well below of the Ferrari, but Ferruccio had little models and its expenses were not high. In the truth, the Lamborghini came of the incrivelmente fast nothing to truily threaten the performance and prestige of the “rampante pony”. To make matters worse for Maranello, new models were waiting to become this still more serious threat. The brave bull had fond.

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